top of page

Interessado em arrematar imóvel em leilão judicial? Veja algumas dicas...


Acompanhe Periodicamente os Editais

Após de definir que tipo de imóvel você está buscando (residencial, comercial, galpão, terreno, etc), e se você o está querendo para moradia, imobilização de patrimônio, locação ou compra e venda, a primeira coisa a fazer é ler atentamente o edital e observar a descrição do imóvel a ser vendido e seus eventuais débitos.


Caso o leiloeiro não disponha de certidão de propriedade atualizada, providencie a matrícula atualizada do imóvel junto ao RGI (o número da matrícula e o cartório devem constar no edital do leilão), pois este é o documento mais importante.


Faça as Análises Pertinentes

Analise a certidão de ônus reais do imóvel e entenda a descrição correta do bem, suas eventuais penhoras, credores hipotecários, usufrutos e outras pendências porventura existentes.


Visite pessoalmente o condomínio ou o local do imóvel e, mesmo que ele esteja ocupado, converse com o síndico, funcionários ou vizinhos para confirmar a situação de ocupação, conhecer a região, valores e tentar descobrir se o imóvel possui liquidez ou não.


Não deixe de confirmar as informações de débitos junto à Administradora do Condomínio e a Prefeitura. E, tente ainda, confirmar a avaliação do imóvel no mercado para verificar até quanto ele pode ser interessante ou não, os valores que você pode chegar no lance para arrematá-lo, se o negócio será lucrativo, etc.


Lembre-se que os valores para compra de imóveis de leilões judiciais devem ser pagos à vista, não podendo ser financiados ou parcelados.


Fique atento às Armadilhas

Os principais cuidados a serem tomados na compra de apartamentos de leilão consistem na verificação das despesas condominiais, débitos de IPTU e correta descrição do apartamento a ser leiloado, já que informações incorretas e omissões podem gerar enormes prejuízos ao arrematante.


É muito importante verificar a situação do processo de execução que culminou no leilão do imóvel, se houve recursos e/ou embargos, ver quantas ações estão sendo movidas em face do mesmo apartamento (que podem ser referentes a condomínio, financiamento, débitos de IPTU e Taxa de Bombeiro, etc), para evitar surpresas desagradáveis aos arrematantes.



Conclusão

É imperioso aos investidores buscarem uma assessoria jurídica experiente e especializada no ramo de leilões judiciais, haja vista a complexidade do negócio jurídico, bem como verificar prévia e amplamente todos riscos que a compra pode envolver.

 
 
 

Comentários


Recent Posts

Archive

Follow Us

  • FACEBOOK
  • LINKEDIN
bottom of page